terça-feira, fevereiro 14, 2006

Há uma coisa que me anda a fazer muita confusão... Quando andava a estudar, sempre me foi ensinado que os herbicidas, sejam eles quais forem, têm sempre efeitos nefastos. Só depois de se pesarem os seus pós e contras, se deve recorrer, ou não, ao seu uso.

Tenho visto usá-los de uma forma abusiva nos passeios, onde poderia usar-se o sal ou mesmo a monda térmica, aconselhada pelos adeptos da agricultura biológica. Mas nas bermas de estradas de campos de cultivo ou de matos, acho um perfeito disparate... Não existem os limpa-bermas?Já alguém estudou o efeito real destes herbicidas sobre a flora e a fauna autóctone?

Às vezes fico mesmo triste... Parece que tudo em Portugal é resolvido do modo mais fácil, não interessando as suas implicações. Terá algum fundamento relacionar esta questão com o porquê de haver cada vez mais gente com alergias várias e mais crianças vítimas de cancro?

Quanto ao meu jardim, parte dele continua invadido por erva, boa e má, por falta de tempo e por me recusar a usar herbicidas. Que se use na agricultura intensiva, admito que é discutível, mas onde queremos um espaço de lazer e de usufruto para todos, acho mais saudável o uso do sacho e de muita paciência... Algo que tenho de pedir aos meus vizinhos! Mas quando colher as abóboras, saberei o que estou a comer.

Bem, amanhã vou mandar uns mails para a Câmara Municipal e para algumas associações de defesa do ambiente, talvez ajude ou me esclareça... Agora vou dormir, que amanhã há muita erva para arrancar.

Sem comentários: