quarta-feira, maio 10, 2006

Centro de Saúde da Várzea de Sintra

Srs. Responsáveis, quando é que inauguram de uma vez por todas as novas instalações do Centro de Saúde da Várzea de Sintra?!

As instalações do Centro de Saúde(?!) da Várzea de Sintra são uma vergonha! Trata-se de um 1º andar de uma vivenda já muito degradada, com uma escada sem segurança nenhuma (não bastava haver uma escada e nenhum elevador) e o centro consiste num hall repleto de armários de arquivo, uma salita com cadeiras para as pessoas esperarem (e desesperarem) e dois (ou três?) pequenos quartos que fazem de consultórios e enfermaria. Nos corredores, já de si estreitos, povoam os tais armários. Portanto, quem não tem vaga nas cadeiras, lá se espreme entre os tais corredores, onde para alguém passar espreme-se uns tantos.

Felizmente para mim, as únicas vezes que me dirigi a este centro de saúde foi para os meus filhos levarem vacinas ou para tratar dos cartões de saúde. Hoje fui buscar os dos meus filhos, que estão finalmente prontos, ao fim de um ano. Felizmente para mim, tenho um seguro de saúde que me permite acesso a médicos por um valor razoável. Infelizmente para os que não podem ter um seguro de saúde, o Centro de Saúde da Várzea de Sintra ainda é assim, tal como outros locais de saúde. Infelizmente para todos, nunca estamos garantidos e nunca podemos saber como será o dia de amanhã, mesmo nas necessidades mais básicas. Pena é que num país dito civilizado como o nosso, a saúde e a educação ainda não sejam encaradas como um direito e um bem de todos, mesmo que única garantia para o futuro.

Enfim, a minha revolta é diária. Sei que estas situações existem e também já passei por uma no Hospital Amadora-Sintra, em que a desumanidade de um director clínico poderia ter condenado o meu filho mais novo a doente crónico, logo aos 4 meses de vida. Felizmente para mim, e sobretudo para o Vasco, os avós ajudaram e o Vasco foi operado com a urgência necessária no privado.

Sem comentários: