sexta-feira, outubro 07, 2005

Um bocadinho de política...

Ontem vi a metade final do debate com os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa na RTP1 e depois ouvi o início dos comentadores na RTPN... entretanto o sono foi mais forte! Acerca do debate, gostei, pois todos conseguiram apresentar ideias e isso é o essencial. Tal não aconteceu na maioria dos debates que assisti, incluindo de outras autarquias.
Quanto aos comentadores...porque que é que os comentadores televisivos são todos próximos do PS, PSD ou CDS? É verdade que deviam ser imparciais, mas não são, ou pelo menos não o são na totalidade... Está mal!
Quanto ao afastamento dos pequenos partidos dos debates, apenas porque não têm representação na assembleia ou na vereação... Não conseguiram eles apoiantes suficientes para se candidatarem? Nas autárquicas, mais do que em qualquer outra eleição, a meu ver, as populações querem ideias para o concelho, querem projectos, querem ouvir propostas e colocar propostas... quanto mais, melhor! Depois querem decidir em democracia, ou seja, decidir conhecendo. Se não deixarem os pequenos partidos dar-se a conhecer, é claro que nunca deixarão de ser pequenos partidos. Portanto, está mal!
Só mais um toque... Seria essencial que a comunicação social se abstive-se de comentários sobre quem serão os mais votados! Em vez de nos fazer conhecer o programa eleitoral de cada partido, gasta o seu tempo a dar sondagens e a informar quais os dois que poderão disputar a presidência de uma câmara, entre 3, 4, 5, 6 ou 7 candidatos... Haja competência na profissão! Por isso, está mal!
Agora que já dei uma xaropada aos possíveis leitores, bom fim de semana!

Sem comentários: