segunda-feira, outubro 10, 2011

IBERIONA 2011

Cheguei ontem do Porto, onde participei no Iberiona 2011 - Artesanato no Século XXI: Paradigma Reencontrado.

Um evento onde artesãos, designers, criadores e diversos institutos e escolas de formação reflectem sobre os desafios e os problemas que o artesanato enfrenta hoje em dia e como superá-los.

Muito se falou e se discutiu. Mas o tema que a mim mais me preocupa é a questão da certificação e as feiras de artesanato. Muito se falou de que as feiras de artesanato estão transformadas em feiras com muito comércio de quinquilharia, muitos colares de missangas acrílicas, muitas t-shirts do Noddy e pouco artesanato genuíno. Desde que comecei a trabalhar em artesanato, me pergunto onde estão os tão bons artesãos e criadores que temos neste país, se poucos se vêem nas feiras de artesanato? Deixaram de participar porque não se revêem nestas feiras. Há que chamar as coisas pelos nomes e garantir que feiras de artesanato são mesmo isso. Há que diferenciar as feiras de artesanato de feiras comerciais.

Muito se falou também das muitas parcerias criadas entre artesãos e designers, nos últimos anos. Visualizámos o filme "Mulheres da Serra de Montemuro" de Francisco Manso, que muito gostei e penso já ter passado na RTP2.

Levei a máquina mas não tirei quaisquer fotos... Preguiça pura! Mas, sem vontade, também não sai nada de jeito! Vou cravar algumas colegas para me enviarem fotos...

1 comentário:

Arte em casca de ovos disse...

hummmm pois. penso que falou-se de tudo menos de artesanato. Desgner, designer, designer foi do que se falou. Agora que anda numa curso superior pode esclareçer tal paradigma?
O que eles quiseram incutir foi que temos que trabalhar com designers. Como não têm saida para tantos jovens formados em design estão a empurrar para o artesanato.
Conheço bons designers a trabalhar como artsãos. Mas é feito tudo á MÃO e não industrialmente e massisamente como eles querem incutir.Eu não me importo que um designer faça um determinado desenho e me mande executar agora entregar em pen numa fábrica e fazer em nº ilimitado e chamar artesanato!!!! O dizer que temos que evoluir apresentando videos com maq. a fazer o que era feito á mão. O espanhol como passava mts horas ao pc a fazer desenhos fractal, já é artesanato ?????? Quem está a dar cabo do artesanato são as próprias entidades que o tutelam PPART e companhia. O que é um artesão senão um designer por excelencia ?????? Muda o nome por não ter canudo ???? Quem me digam que necessitamos de sangue novo e novas maneiras ou temas em que quem sai dos cursos possam dar tudo bem plenamente de acordo, mas não as babuseiras que disseram.
Desafio qualquer escola a executarem ou a pôr em pratica o meu trabalho em pc e mesmo com a mais avançada tecnologia do mundo. Daí ao virar da esquina temos trabalhos semelhantes ao meu !!!!! dos 10 do topo do Mundo há aos pontapes.
Quanto ás feiras são eles os causadores desta balburdia toda. São ele que emitem as cartas de artesãos logo que se pague impostos tem-se a carta. Deixa-se de pagar impostos perde-se a carta. Nenhuma profissão perde-se a carteira profissional se pagar ou não impostos. Isto virou lucro para o estado e organizções de feiras. Como é que entidades estatais organizam feiras sendo as mais caras do pais ? Antigamente pagavam ao artesão pra estar em feiras e agora virou lucro pra eles daí esta chinessisssses todas.
Já vai longo o texto e vou terminar quando se quiser encontrar e falar do mal disto tudo pode ser que algum dia nos encontremos. Para mim a IBERIONA foi uma farsa completa.
Desafio quem quer que seja a provar o contrário.