segunda-feira, março 12, 2007

Planetário

Ontem levámos os míudos a uma sessão infantil no Planetário... Foi giro, embora não consiga dizer o que é que os meus filhos apanharam, nomeadamente o Zé, pois o Vasco ainda é muito pequeno, apesar de se lembrar sempre de despedir da Lua antes de ir para a cama. Também não é muito fácil fazer uma sessão sobre o espaço às crianças, quando tudo de que se fala está a milhares de anos-luz! Mesmo para nós...

Coisas que achei piada e não sabia: Urano, Saturno, Neptuno e Júpiter são planetas gasosos, pelo que, mesmo que lá pudessemos ir, não podíamos andar sem ir ao fundo! Mercúrio é um planeta sem atmosfera, pelo que, na face voltada ao Sol estão uns 300 e tal ºC e na face à sombra, uns 180ºC negativos. Vénus, planeta simpático, tem uma atmosfera essencialmente constituída por ácido sulfúrico, pelo que também não é uma boa aposta para quando quisermos colonizar o espaço... Conclusão, o melhor é preservar a nossa Terrinha!

Depois desta hora bem passada, esquecendo-nos o que o Domingo implica, combinámos com os nossos amigos que também tinham ido, irmos almoçar por ali... Péssima ideia! Tanta gente, tanta gente, gente, gente... Lá arranjámos uma esplanada em Belém, já com os míudos a queixarem-se da fome, com alguns de nós sentados ao Sol, a manteiga a derreter e uma espera pelos pratos de hora e meia, mais outra pelas sobremesas... Saímos de Belém com uma sensação de vazio e de uma tarde perdida. Cada vez gosto mais dos nossos fins-de-semana em casa, com passeios à praia ou à Serra, com um lanchinho de boa pastelaria, claro, mas longe de multidões!

1 comentário:

lagarto disse...

Curioso... a filhota fez anos um destes dias e resolvi oferecer-lhe o "Atlas Ilustrado do Céu", da Editora Girassol, uma vez q a última ida ao Planetário e as explicações familiares tinham-lhe aguçado o apetite.

De facto, o Universo é fascinante mas, tomando como referência o n/ ponto de partida e a n/ condição de terráqueos. Concordo inteiramente contigo na preservação do n/ meio ambiente e, sobretudo, no estímulo entre os mais ou menos jovens numa educação ambiental!

Qto a Belém já não é o q era!
Ainda há pontos de interesse (Jerónimos, Torre de Belém, "os" pastéis de nata, o Museu da Electricidade ou o triste Museu dos Coches...) mas, demasiada gente e demasiada confusão!