quarta-feira, outubro 12, 2005

Acácias e Produtos Biológicos

Ontem de manhã tive a dar mais um jeitinho lá fora, até ter caído uma carga de água tal que fui para casa trabalhar... Lá fora tenho uma infestante terrível, a grama selvagem, que por mais que a arranquemos ela teima em aparecer... Esta erva terrível chega a ter raízes a um metro de profundidade! Bem, mas no meio daquela grama toda e de outras que tais, encontrei também pequenas acácias a despontar. Após os grandes incêndios que destruiram grande parte da vegetação luxuriante da Serra de Sintra, esta foi invadida pelas acácias, e outras infestantes, que têm um poder invasor aterrador, como pode comprovar quem passear pela Serra. Até as suas sementes são muito resistentes, sendo mesmo estimuladas pelo fogo. Mas já não só o que ardeu está invadido... Além da zona dos Capuchos e da Peninha, que metem dó, também já Monserrate e Pena se vêem invadidos por esta espécie de muito difícil controlo. Aliás, de norte a sul do país, incluindo os nossos parques naturais, o património vegetal está muito ameaçado pelas espécies invasoras, maioritariamente acácias... Até na ilha das Flores!
Bem, voltando ao início, ao meu jardim, ou candidato a jardim... As jovens acácias, nascidas de sementes, significam que ainda há muita gente a colocá-las no seu jardim, provavelmente por pretender ter uma árvore grande num curto espaço de tempo... Mas, porque não esperar um pouco mais e apostar noutras árvores?! Muitos dos nossos viveiros têm já técnicos especializados que sabem aconselhar a melhor árvore para cada caso, fugindo das invasoras...
Para conhecer as acácias terríveis: http://www1.ci.uc.pt/invasoras/especies/acacia_melanoxylon.htm

Hoje fui aos Armazéns da Provida, aqui ao lado, nas Raposeiras, Mem-Martins. Lá compro alguns produtos biológicos um pouco mais baratos. Adoro o Ketchup, o concentrado de tomate e os cereais exóticos... No balcão, um folheto de um seminário sobre "Alimentação Vegetariana para Bébés e Crianças" http://www.gracl.org, com receitas e prova. Eu não sou muito apreciadora de carne, estou farta de comer sempre as mesmas coisas, pretendo uma alimentação mais saudável para os meus filhos e mais variada... mas não sei como! Espero que este seminário ajude.

Sem comentários: